quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dicionário de Termos da SAGA DOS PRODÍGIOS

Atualizado em 13 de abril de 2011


armachoque, arma de choque: um resquício da tecnologia de uma era passada, acessado por poucos como o Grão-Mestre dos contrabandistas e a elite da Terra Castanha.
armadoxo, arma-paradoxo: órgão especializado de um uniforme-paradoxo, destacável e utilizado como arma pelo hospedeiro do paradoxo.
aurora boreal do Ermo: fenômeno climático que parece ter vida própria, e que ronda o Ermo de maneira imprevisível, embora seja mais comum ao amanhecer.
bênção ritual da Terra Castanha: qualquer um dos gestos rituais de dispensação mística dos sacerdotes da Terra Castanha. Supostamente, confeririam poder temporário a quem os recebe.
Bendante, família: uma das famílias tradicionais da Terra Castanha, caiu em desgraça pública mais de dez anos antes do começo da Saga.
caçador de trufas: alguém que procura trufas no Ermo, especialmente com fins comerciais.
camaleão-do-meio-dia: espécie de criatura aparentemente composta de condensação de vapor d'água, confundido com oscilações de calor a uma certa distância. Até pouco tempo desconhecida no Ermo, sua origem é incerta.
cavernália: complexo de cavernas habitado pelo Povo Neander.
contrabandista de trufas: alguém que vende trufas alucionógenas, não necessariamente o mesmo que as colhe.
cristal anão: pedra gerada em épocas anteriores, capaz de armazenar informações.
croma: termo neander para outras espécies humanas que não o próprio povo neander.
dalai tsu: seita herege minoritária que paga altas taxas pela preservação de seus ritos.
Daury, família: família tradicional da Terra Castanha, quase totalmente dizimada na atual revolução religiosa. Suas propriedades ficavam muito próximas da beira do Ermo da Condenação e era notória por comercializar trufas.
demônios do Ermo: criaturas estranhas de todos os tipos que rondam o Ermo. Esse termo é usado principalmente pelo povo da Terra Castanha e tende a incluir os uniformes-paradoxo dos neander e, às vezes, os próprios neander.
deuses da Terra Castanha: ídolos venerados fanaticamente na Terra Castanha.
Ermo da Condenação: grande território devastado cuja superfície é notoriamente infértil, mas cujo subterrâneo imediato é cheio de formas de vida como as trufas-delírio e outras. Essas formas de vida sustentam certas criaturas que rondam o Ermo, ver demônios do Ermo.
Família: Quando pronunciada de certo modo ou escrita com uma marcação distinta (maiúsculas), representa uma família tradicional da Terra Castanha.
fogo-fátuo: uma espécie de energia azulada às vezes avistada no Ermo. Fenômeno raro. Os Alienígenas são vulneráveis, em variados graus, ao fogo-fátuo.
geminizado: diz-se de um uniforme-paradoxo que compõe par com outro, geralmente tendo sido tearcubado juntos.
Grande Goog: um dos mais poderosos deuses da Terra Castanha. Diz-se que é onisciente, bastante venerado por escribas e uma parte das sátrapas.
Grão-Mestre: título do líder dos contrabandistas, antes aparentemente um posto da família Bendante.



heresia: crença desaprovada pela ortodoxia da Terra Castanha. Inclui os rebeldes que veneram os novos deuses, o Povo Neander e os dalai tsu.
Infiltração Alienígena: primeira fase da invasão alienígena, executada especialmente por nooplastia.
Labirinto-penhasco: formação rochosa mais ou menos comum no Ermo da Condenação.
Lampreia-voadora: criatura insetoide que voa em enxames, conhecida por seu zumbido altamente irritante (indutor de lentidão) e hábitos hematófagos. Por algum motivo desconhecido, evitam as entranhas de labirintos-penhascos.
lethean: um neander que não consegue retrospectar.
lietenauta: de liete, palavra filandesa (língua extinta) significando lodo, e nauta, do grego (outra língua extinta) navegador. Demônio do Ermo que infesta certas concentrações de cristal anão e que invade a mente de quem os manuseia continuamente. Seu nome vem da habilidade de deslocar-se pelas partes reprimidas da psiquê de suas vítimas.
Litania Clã e Tribo: "O clã faz parte da tribo, e a tribo está no clã." Série de frases rituais que fortalecem a união do povo neander.
Mãe-Monstro: Uma das principais divindades da Terra Castanha, cultuada em muitos nomos. Força feminina ambígua que deve ser aplacada com danças e oferendas.
Matriarca: sacerdotisa da Mãe-Monstro. A permissividade sexual das Matriarcas é um costume da Terra Castanha, e elas recebem proteção do Alto Sacerdote. Cada Matriarca costuma engravidar a períodos mais ou menos fixos, sempre de homens diferentes.
meicroma: termo neander para meio-neander.
meio-neander: metade das vezes inférteis, os meio-neander são fruto do cruzamento de um neander e um croma.
Mensageiro: um nooplasto particularmente poderoso ou composto de várias consciências, ou ainda que recebeu consciência própria, emanada dos produtores alienígenas.
Mestre: líder de um bando de contrabandistas do Ermo. O posto pode ser formal ou informal.
Mikael-Jehova: Uma das principais divindades da Terra Castanha, e venerado sob vários aspectos díspares, pelos diversos nomos, entre eles o Guardião do Cemitério e Aquele que Cura o Mundo.
Mordekai, família: família tradicional da Terra Castanha, muito unida ao clero.
nanoconsciência dispersa: se um uniforme-paradoxo precisa de um hospedeiro, todo uniforme-paradoxo é hospedeiro da nanoconsciência dispersa.
neander: espécie humana variante, que supostamente surgiu eras atrás. É afastada de outros seres humanos e tem seus próprios costumes como a simbiose com os paradoxos. É notável o fato de que homens e mulheres entram numa espécie de cio, sem o qual não conseguem se reproduzir.
nômade: andarilho do Ermo da Condenação. Pode indicar ou não alguém que more no Ermo ou só vague frequentemente pela região.
nomo: divisão burocrática e administrativa da Terra Castanha. Cada nomo é regido por uma sátrapa, mas cada nomo tem seu próprio esquema interno de governo.
nooplastia: técnica psíquica alienígena em que uma mente (presumivelmente alienígena) gera, à distância, formas de vida temporárias que servem de veículo para a consciência dessa mente.
nooplasto: produto de nooplastia. A morte de um nooplasto normalmente não significa a morte de seu produtor.
novos deuses: os deuses venerados pelos rebeldes; na prática, Alienígenas que estabelecem contato telepático com pessoas em estados alterados de consciência específicos. Foram descobertos pelos rebeldes ao devorar a carne do Primeiro Mensageiro, que se assemelhava à substância da trufa-aurora.



paradoxo: a união de materiais vivos que produz um uniforme-paradoxo. Termo também usado para se referir a um uniforme-paradoxo em si.
prisão-elevada: prisão fortemente vigiada. Cada nomo tem a sua.
posmorti: espasmos ou movimentação de um cadáver.
Prodígio: termo vago para alguém com habilidades especiais ou incomuns. Há uma certa conotação de milagrosa.
Rainha Mercúrio: Divindade da Terra Castanha. As canções que louvam a Rainha são cantaroladas por vários nomos.
Relâmpago Suave: Espírito feminino cultuado por habitantes do Ermo da Condenação.
retrospectar: prática de memorização e lembrança do povo neander. Os verdadeiros mestres do retrospectar são capazes de acionar a memória racial desse povo. Algumas vezes, o retrospectar pode ser ensinado aos cromas.
sacerdotes da Terra Castanha:
sátrapa: burocrata da Terra Castanha; costumeiramente uma mulher.
satrapia: a hierarquia das sátrapas.
servocrata: governanta.
tearcuba, tearcubadeira, tearcubadora: aparelho que gera uniformes-paradoxo. Normalmente tem a forma aproximada de uma ampulheta gigante.
Terra Castanha: região que faz fronteira com o Ermo da Condenação, conhecida pelo seu fervor religioso. Seu nome não se deriva da cor do chão, mas de Ruiz Castanho, consorte favorito da primeira Matriarca.
Torre Azul: construção fortificada da qual um nomo da Terra Castanha tira seu nome. Sede da revolta religiosa.
trolear: peregrinar, no dizer da Terra Castanha.
Trovão Persistente: Espírito masculino cultuado por habitantes do Ermo da Condenação.
trufa-da-aurora: trufa alucinógena conhecida por suas cores cambiantes.
trufa-delírio: trufa alucinógena conhecida pela potência das visões que proporciona.
trufa-maçã: trufa alucinógena com efeitos muito reduzidos, praticamente um energético que estimula e distorce levemente os sentidos.
trufas do Ermo: todo tipo de fungo subterrâneo que produz alucinações.
trufas: fungos subterrâneos que não podem ser cultivados normalmente.
trufeiro: alguém que colhe trufas.
Uniforme-paradoxo: criatura artificial composta de 'paradoxo' tecido pelas tearcubadeiras.
upar: subir na hierarquia das sátrapas.
uroboros: no dizer da Terra Castanha, um raciocínio circular, um círculo vicioso ou um dogma de fé ortodoxo, a depender da entonação e pronúncia.
vermiragem: um demônio do Ermo. Muito mais comuns após a Infiltração Alienígena, assemelham serpentes que planam pelo ar, mas trata-se de uma ilusão, pois eles estão na verdade rastejando pelo chão.
Vinho do Místico: bebida fermentada com base na trufa-maçã e certas raízes trituradas do Ermo. Causa ampliação dos sentidos e é dito que, num sacerdote treinado, o uso contínuo desperta poderes psíquicos latentes.
V-Memori Rimeins: conceito neander, a base da prática do retrospectar. Ironicamente, o termo se origina do dialeto antigo da Terra Castanha.
xenogoécia: rito religioso para contatar mentalmente os novos deuses.
zelote: facção sacerdotal militar da Terra Castanha. Guerreiros sagrados.
zingassauro: demônio do Ermo reptiliano, famoso por sua pele flexível e colorida, cobiçada para uso em vestes de couro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário