sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CUCO 333

De Arthur Ferreira Jr.'.
Em honra a Neil Gaiman e escárnio e admiração a Wagner de Holanda


A mocinha no topo do viaduto duvidou de si mesma e tentou não olhar para o sol.  Cuco.  A cabeça quase rodava; a vertigem tentava pôr o pê pela fresta daquela porta oculta em sua mente, mas ela conseguiu trancar a porta a tempo.

Vagões e mais vagões do metrô estavam à sua vista.  Parados, quentando sol como lagartos enfileirados, sem uso até que a obra de mais de dez anos se completasse.  E ela também esperava que algo se completasse: era um processo lento e quase tão doloroso.  Dentro de sua mente, um ninho.

No ninho, uma mente invasora.  O invasor reclamava contra o sol.  Reclamava contra o perigo.  Ele não queria morrer antes de nascer de verdade ... antes de tomar o corpo da garota para si.

O invasor estava enganado: quando o ovo chocasse no ninho, ele e a garota seriam uma coisa só.  E aí, seria irreversível.  Cuco.

Às vezes o processo era lento, como no caso da garota na beira do viaduto.  Às vezes uma paixão ou um ódio muito forte aceleravam tudo: o vampiro, o vulto vulpino não precisava beber seu sangue para pôr seus ovos de cuco dentro dela, desde que houvesse um mínimo da centelha e um nome.  Cuco.  Um nome que ressoasse forte dentro da cabeça da garota, mesmo que ela não soubesse disso: nomes como Belial.  Dionísio.  Samyhazah.  Amanozako.  Elegbara. Nyarlathotep.  Laozi.  Flamel.  Melkor.  Saci Sacura.  Abraxas-Sabaoth.  Malkovich.  Tehuti.  Loki.  Flagg.  Sun Wukong.  Mantus.  Angra Mainyu.  Smith.  Vucab Caqix.  Yurugu.

Não importava a origem do nome, se ele soasse muito forte, o vampiro o retirava e, no lugar, no buraco deixado na mente da garota, ele faria seu ninho e colocaria sua semente. Cuco.



A garota subindo na borda do viaduto tinha mais três dias, e na terceira noite ela seria outra pessoa.  Não seria mais uma pessoa, porque uma pessoa tem identidade.  Cuco.  A palavra pessoa vem de persona, aquela máscara teatral que ri ou chora.  Cuco.  A partir da terceira noite, chorar ou rir seriam a mesma coisa.  Ela se alimentaria de risos, lágrimas, suor e sangue.

A garota que caía do viaduto sentiu estar livre por poucos segundos de queda.  Cuco.

Devemos lamentar pelo espetacular nascimento em meio à queda livre?  Não, nunca lamentemos uma bela cena, mesmo que trágica.  Cuco.  Mesmo que hoje uma criatura horrenda, grotesca, com os ossos esfarelados e a pele cheia de cotocos de asas, de penas afiadas, espreite as ruas de um subúrbio da cidade, a filha de Kronos, fugida há três dias do hospital para onde foi levada, antes do necrotério a receber.

Três dias.  Cuco.

8 comentários:

  1. ILUSTRAÇÕES E IMAGENS, AUTORES E FONTES

    1
    Fotografia de relógio de Stefan Strumbel
    http://www.stefanstrumbel.com/

    2
    Filhote de cuco alimentado pela mãe adotiva
    http://www.fotoplatforma.pl/pt/fotos/3921/

    3
    Supostamente "Trickster Clock", Autor Desconhecido
    http://www.crystalinks.com/trickster.html
    (Se alguém souber de quem é este maravilhoso trabalho, por favor me diga! Cacei à toa)

    ResponderExcluir
  2. (...)
    A constelação no céu olha para nós
    As estrelas, a lua, o Nilo
    o Nilo respira vida
    E a vida é um ciclo
    Nós temos de aumentar e receber o Nilo
    De novo e de novo
    A vida há de chegar
    E nos levar para longe.
    Assim é a profecia que estará sempre entre nós(...)

    (Cruxshadows)

    ResponderExcluir
  3. Essa é outra maneira de gerar e manifestar em palavras esse ciclo que nos empurra pra frente. Muito bom, continue cantando. Cuco.

    Ah, sim!! Achei que duas dedicatórias seria excessivo, ainda mais que são duas menções bem diferentes, então, aproveito para agradecer ao @ChuckWendig pelo excelente post de hoje http://terribleminds.com/ramble/2010/11/12/malicious-distractor-monkey/ que foi o que impulsionou este Cuco 333!

    Thanks, mr. Chuck Wendig! May Ithaqua devour you with kindness!

    ResponderExcluir
  4. Lendo este texto me recordei uma citação...

    “O círculo é o coração do equilíbrio, o coração é o equilíbrio do círculo, o equilíbrio é o caminho do círculo, o caminho é o equilíbrio do coração.Cuco.

    Tudo está conectado pelo equilíbrio.: o caminho, o círculo, o coração.”O ninho... Cuco.

    Thenebris Anáhata Shiva

    ResponderExcluir
  5. Exatamente, pequeno cuco. Como um lepreuchaun da Malásia.

    ResponderExcluir
  6. E eu que, assistindo Pica-Pau, achei que o Cuco era só a ave do despertador... t.t quem diria que o Cuco me encheria tanto o saco n'Um Jogo de Você. Belo texto. Ficar lendo "cuco" toda hora me deixou apreensiva.

    ResponderExcluir
  7. http://insanemission2.blogspot.com/2011/10/cuco-333.html

    ResponderExcluir