quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Miniconto, conto, noveleta, novela, romance?

Vou passar a adotar a definição de conto a partir do número de palavras, como a antiga revista IAM fazia. Segundo o editor, respondendo na seção de cartas da IAM no. 24 (era por isso que eu não achava essa definição nas minhas IAM, estava na revista q eu perdi e recuperei agora no blog de sebo ):

"as histórias de FC são classificadas nas diferentes categorias de acordo com o número de palavras, segundo o seguinte critério (já publicado no n.°.3 da IAM): conto (short story), até 7.500 palavras; noveleta (novelette), entre 7.500 a 17.500 palavras; novela (novella), entre 17.500 a 40.000 palavras; e romance (novel), mais de 40.000 palavras."

Insiro aí o miniconto, com até 1.000 palavras. E adoto a classificação por facilidade, mesmo que ele diga que são "histórias de FC", porque esse é um dos critérios gerais, de qualquer forma. É mais fácil do que ficar avaliando Grande Sertão: Veredas como um conto alongado (tem mais de 500 páginas!), como já vi por aí ...

Isto significa que minha história O Farol na Escuridão é na verdade uma NOVELETA, pois tem mais de 10.500 palavras.

5 comentários:

  1. Caramba! Eu ainda estou no capitulo 4 da minha historia, já tem 10.743 palavras e ainda falta muito pra mim chegar aonde quero!!!

    ResponderExcluir
  2. "pra mim chegar onde quero"!? ou para eu chegar ...? se os teus quatro capítulos estão escritos dessa maneira o melhor é pegar-lhes fogo!!

    um romance tem em média mais de 100.000 mil palavras (bem escritas)

    ResponderExcluir
  3. Tomei um susto, pensei que fosse comigo isso aí... é com esse anônimo...

    Bom, em MÉDIA mais de 100 mil palavras. O MÍNIMO é de 40 mil, seguindo essa orientação acima. Vale lembrar que a classificação valia para histórias de Ficção Científica, e o critério também deve valer para Fantasia e Horror. Como são esses os meus gêneros, fico com essa classificação... existem romances bem curtos, de menos de cem páginas...

    ResponderExcluir
  4. VISITEM:

    http://simetriamacabra.blogspot.com.br/
    http://dominiopublicano.blogspot.com.br/
    http://insanemission2.blogspot.com.br/
    http://sagadosprodigios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir